Sociedade civil católica, destinada à difusão da Cultura Ocidental e à atuação política em defesa da família, em observância à Doutrina Social da Igreja.

Vida de São Venâncio de Camerino

Francis Mershman, Enciclopédia Católica

São Venâncio, Mártir, [festa a] 18 de maio, [foi] um jovem de 15 anos, bem capacitado na vida religiosa por Porfírio, a quem junto com outros dez companheiros anônimos, foi martirizado por Décio no ano 254 em Camerino, Úmbria. É honrado como o padroeiro principal de Camerino e de Fabriano, onde também se celebra o traslado de suas relíquias em 28 de março. É representado como um cavaleiro romano com bandeira e espada. O Breviário Romano proporciona hinos apropriados para sua festividade. O apócrifo Passio (Acta SS., Maio, IV, 436) é uma imitação dos Atos de Santo Agapito de Praeneste (Günter, “Legendenstudien”, Cologne, 1906, 24). Relata muitos feitos maravilhosos: o rei Antíoco faz uso de todos os meios possíveis, porém em vão, para que Venâncio negue sua fé; os anjos protegem o mártir da morte por meio de fogo, fumaça, etc.; sua constância converte o trompetista Anastácio; e quando se lhe corta a cabeça, terremotos e relâmpagos acompanham sua morte.

Fonte: Trecho do artigo de Mershman, Francis. “Sts. Wigand.” The Catholic Encyclopedia. Vol. 15. New York: Robert Appleton Company, 1912. 17 May 2020 <http://www.newadvent.org/cathen/15619a.htm>.

Traduzido por Leonardo Brum a partir da versão espanhola, disponível em <https://ec.aciprensa.com/wiki/Santos_Wigand>.

[Segue abaixo oração ao santo, por ocasião de sua festa, a 18 de maio, extraída do Missale Romanum, Ed. Vozes, 1943]

OREMOS

Ó Deus, que consagrastes este dia pelo triunfo do bem-aventurado Venâncio, vosso Mártir, escutai as preces do vosso povo, e fazei com que imitemos a fé constante daquele cujos merecimentos veneramos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

OREMUS

Deus, qui hunc diem beáti Venántii Mártyris tui triúmpho consecrásti: exáudi preces pópuli tui, et præsta; ut, qui ejus mérita venerámur, fidei constántiam imitémur. Per Dóminum Nostrum Jesum Christum.